Amigos da Avaaz,
Há um ano e meio, nossa comunidade se uniu à luta pelo fim do voto secreto. Agora estamos a poucas horas da vitória -- uma votação hoje à tarde no Senado pode decidir pela transparência total no Congresso. Mas Renan Calheiros está tentando derrubar a proposta. Clique agora para enviar uma mensagem clara aos senadores e mostrar que os brasileiros estão de olho:
|
Há um ano e meio, nossa comunidade se uniu à luta pelo fim do voto secreto no Congresso. Hoje, estamos a apenas uma votação da transparência total em nossa política. Mas, com apenas algumas horas até que a votação aconteça, alguns senadores – liderados por Renan Calheiros – não querem isso.
O voto aberto é nossa melhor chance de combater a corrupção — a proposta já foi aprovada em primeiro turno, mas precisa de mais uma votação para virar realidade. Renan sabe que o voto secreto é sua única chance de ser reeleito presidente do Senado, por isso está convencendo outros senadores a votarem com ele. A votação hoje à tarde será apertada, mas se fizermos barulho na imprensa e nos ouvidos dos senadores "em cima do muro", eles vão saber que serão cobrados nas urnas.
Tudo se decide nas próximas horas. Não vamos deixar que eles nos façam de palhaços. Clique agora para mandar uma mensagem clara para os nossos senadores e mostrar a eles que o povo brasileiro está de olho:
Se o voto secreto continuar, Renan deve usar essa manobra para se reeleger presidente do Senado – e outros senadores vão usar essa regra nada democrática para ficar no poder e fortalecer alianças que podem levar à corrupção. E o absurdo não para por aí: em algumas sessões de discussão da proposta, foi possível ouvir alguns senadores dizerem que o povo não quer o voto aberto, alegando que o Congresso já é transparente, ou ameaças como "quem tudo quer, nada leva".
Foi a pressão popular que fez com que chegássemos até aqui: primeiro a indignação de mais de 1,6 milhão de pessoas após a eleição vergonhosa de Renan à presidência do Senado e depois a manutenção do mandato de Natan Donadon, nosso primeiro deputado-presidiário! Nesse momento, os senadores estão usando manobras do regimento para destruir a proposta, criando emendas que, por exemplo, deixam o voto aberto apenas para cassação de mandato. Mas essa é uma solução capenga, e nossa democracia merece muito mais.
Diversos parlamentares admitiram que, sem a participação de pessoas como nós, o fim do voto secreto nunca estaria tão perto. Fomos às ruas, nos mobilizamos online e garantimos, com cada ligação ou tuíte, que os parlamentares nos escutassem. E estamos perto de vencer – clique aqui para ver os números de telefone e perfis nas redes sociais dos senadores e diga a eles como se sente!
As mudanças só acontecem pela vontade do povo -- nossa comunidade cresce rapidamente no Brasil, e o voto aberto pode ser uma das nossas maiores conquistas. Por tudo aquilo que já fizemos e pela oportunidade de construir um país melhor, vamos garantir esta vitória.
Com esperança e determinação,
Equipe da Avaaz